Quantas calorias devo comer por dia para perder peso?

Quantas calorias devo comer por dia para perder peso?

Quantas calorias devo comer por dia para perder peso? Saber quantas calorias comer para perder peso pode ajudá-lo a perder peso. Mas também é preciso atentar para a qualidade da alimentação e outros hábitos.

Se você quer saber as calorias que deve ingerir por dia para perder peso, existem algumas ferramentas que facilitam. Em geral, ter um déficit de energia é considerado uma das chaves para perder peso. No entanto, existem outros fatores que desempenham um papel importante, como peso inicial, metabolismo, atividade física ou idade.

No espaço a seguir explicamos quais são as necessidades energéticas diárias de acordo com os especialistas e a importância de subtrair calorias para perder peso. Além disso, damos-lhe algumas recomendações para viver este processo de forma saudável.

Se você quer saber as calorias que deve ingerir por dia para perder peso, existem algumas ferramentas que facilitam. Em geral, ter um déficit de energia é considerado uma das chaves para perder peso. No entanto, existem outros fatores que desempenham um papel importante, como peso inicial, metabolismo, atividade física ou idade.

No espaço a seguir explicamos quais são as necessidades energéticas diárias de acordo com os especialistas e a importância de subtrair calorias para perder peso. Além disso, damos-lhe algumas recomendações para viver este processo de forma saudável.

O que são calorias e qual a importância delas na perda de peso?

As calorias são uma unidade de medida de energia. Estes estimam a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água em um grau Celsius. No campo alimentar são usados ​​para saber a quantidade de energia que um alimento fornece.

A ingestão calórica é importante para a saúde, pois fornece ao corpo o substrato necessário para funcionar normalmente. Quando o alimento é ingerido, ele é decomposto pela digestão. Enquanto isso, a energia obtida pode ser usada imediatamente ou armazenada para necessidades posteriores.

Quando uma pessoa tem o objetivo de perder peso, é necessário aplicar um déficit calórico na ingestão diária. Isso incentiva o corpo a usar suas próprias reservas de energia para funcionar. Uma das melhores maneiras de atingir esse objetivo é diminuir sua ingestão.

No entanto, deve-se destacar que também é necessário atuar no gasto energético e aumentá-lo por meio da atividade física. A restrição alimentar não é suficiente por si só. Além disso, os efeitos adversos de dietas muito baixas em calorias são agora conhecidos em relação à perda de peso e à saúde em geral.

Da mesma forma, existem outros fatores que intervêm nesse processo, além das calorias que entram e das que saem. A perda de peso pode ser influenciada pela genética, por questões hormonais, pela existência de doenças ou pelo uso de medicamentos.

Limitar sua ingestão diária de calorias é uma maneira eficaz de perder peso. No entanto, é importante complementá-lo com atividade física.

Quantas calorias você deve comer por dia para perder peso?

As necessidades diárias de energia mudam de pessoa para pessoa. Estes dependem de vários fatores como sexo, altura, peso ou nível de atividade física de cada um. Um profissional de nutrição pode ajudar a calcular a quantidade de calorias necessárias para cada pessoa.

Além disso, também existem calculadoras de energia na Internet que são fáceis de usar. Por outro lado, conhecer os intervalos de calorias recomendados pelos principais guias alimentares pode ser útil para se ter uma ideia.

Em geral, estima-se que as mulheres adultas necessitem entre 1.600 e 2.400 calorias por dia. Para os homens, esse intervalo é de 2.200 a 3.200 calorias por dia. Idosos e sedentários devem se aproximar da faixa inferior.

Por outro lado, mulheres grávidas, lactantes e todas aquelas pessoas com atividade física significativa têm necessidades mais próximas da parte superior.

Uma vez conhecidas as calorias para manter o peso, a próxima pergunta é: quantas calorias devem ser reduzidas para perder peso? As dietas hipocalóricas convencionais costumam aconselhar uma redução entre 500 e 750 calorias por dia. Estes devem ser subtraídos das necessidades diárias de cada pessoa.

Com esta redução, consegue-se uma perda de peso de 0,5 quilos por semana ou 2 quilos por mês. Isso é observado, sobretudo, durante os primeiros meses. Além disso, é sempre variável de acordo com o ponto de partida de cada pessoa. Depois de um tempo, a taxa diminui devido ao aparecimento de resistência hormonal.

Truques para ajudar a reduzir calorias ao comer para perder peso

Depois de saber as calorias que você deve comer para perder peso, é hora de colocar em prática. Algumas mudanças podem ajudá-lo a fazê-lo sem passar fome e sem deteriorar a qualidade de sua dieta em geral. Anote!

Garanta a ingestão de proteínas

A ingestão de proteínas é importante quando se trata de perder peso e cortar calorias. Evidências científicas mostram que estes promovem a saciedade e podem reduzir os desejos.

Além disso, outras pesquisas sugerem que o aumento da proteína protege contra uma possível perda de massa muscular devido à perda de peso. Portanto, a presença de carne magra, peixe, tofu, ovos, nozes ou laticínios deve ser assegurada em todas as refeições.

Evite álcool e bebidas energéticas

Essa pequena mudança pode trazer muitos benefícios. De fato , estudos associam a ingestão desses produtos a um risco aumentado de obesidade. A redução implica também evitar sumos de fruta, refrigerantes, batidos de chocolate e todas as bebidas com adição de açúcares.

Evite açúcares e farinhas refinadas

Reduzir alimentos ricos em açúcares adicionados é ideal para perder peso e ganhar saúde . Os grãos refinados perdem toda a sua fibra, além de outros nutrientes, o que promove a sensação de saciedade e ajuda a reduzir o apetite.

Escolha alimentos ricos em nutrientes

Embora tenham o mesmo número de calorias, nem todos os alimentos são igualmente bons. Por esta razão, é bom que você escolha nozes, grãos integrais, frutas e legumes em vez de doces, bolos ou lanches com baixo teor de gordura .

Fazer exercício

O déficit calórico pode ser criado comendo menos, mas também aumentando os gastos. Isto é conseguido aumentando a atividade física. Nesse sentido, devemos tentar fazer exercícios de força que evitem a perda de massa muscular durante o processo.

Além das calorias que você deve comer para perder peso: outras questões importantes

Nos pontos anteriores, observou-se a relevância de contar calorias quando o objetivo é emagrecer. No entanto, uma dieta de emagrecimento não pode ser feita em detrimento da qualidade, pois esta é um fator tão significativo quanto o tipo de dieta.

O foco da atenção deve ser colocado no tipo de alimento escolhido. Escolher produtos frescos e integrais é uma garantia de que o organismo recebe todos os nutrientes de que necessita, não só para desempenhar as suas funções diárias, mas também para manter uma boa saúde.

Além disso, as calorias contam, sim. Mas focar demais neles pode levar a sérios problemas. A dieta é em si um fator de risco que pode desencadear um transtorno alimentar.

Como apontam os especialistas , a falta de nutrientes e a perda de peso podem alterar o funcionamento do cérebro. E em pessoas vulneráveis ​​pode perpetuar comportamentos alimentares restritivos e dificultar o retorno aos hábitos normais.

A curto prazo, uma redução muito abaixo do recomendado pode levar a alguns efeitos colaterais , como dores de cabeça, fadiga, mau humor, aumento da fome ou náuseas.

Além de considerar a quantidade de calorias de um alimento, é fundamental escolher aquelas que tenham alta qualidade nutricional.

As calorias são importantes para a perda de peso, mas não são o único fator

As calorias que você deve comer para perder peso são muito concretas e específicas para você. Existem valores aproximados, mas é preciso levar em conta a idade, peso, metabolismo ou atividade física de cada um.

Algumas fórmulas e calculadoras permitem que você faça esse cálculo. E embora possa ajudar, não se concentre apenas nas calorias. É importante considerar a qualidade da dieta e o valor nutricional dos alimentos escolhidos.

Um déficit energético é necessário para perder peso e isso pode ser alcançado aumentando os gastos ou diminuindo a ingestão. Aplicar pequenas mudanças no estilo de vida é uma das melhores fórmulas para obter bons resultados e mantê-los no futuro.

Recorrer a dietas rápidas ou muito restritivas pode ser contraproducente a curto e longo prazo. Por esse motivo, a melhor recomendação é procurar um profissional que possa ajudá-lo a encontrar um plano alimentar eficaz e satisfatório para sua situação pessoal.

Veja também: Razões pelas quais você deve comer uma maçã verde com o estômago vazio

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