O que é o balão gástrico?

O que é o balão gástrico?



O que é o balão gástrico? O balão intragástrico produz perda de peso a partir do momento em que é colocado. Sua função é ocupar parte do estômago para prolongar a sensação de saciedade. Nós contamos mais sobre isso.

Balão gástrico: em que consiste?

O que é o balão gástrico? O balão gástrico é uma das técnicas mais utilizadas hoje no tratamento da obesidade. No entanto, não é usado em primeira instância, mas é reservado para os casos em que as medidas dietéticas, exercícios ou outros tratamentos não funcionaram.

Veja Também: Criocirurgia ou crioterapia: para que serve?



A obesidade é um dos problemas de saúde mais comuns e preocupantes. No entanto, obeso é definido como alguém cujo índice de massa corporal é superior a 30 kg / m2. Existem diferentes graus e tipos de obesidade, portanto cada caso deve ser estudado de forma específica.

Pelos riscos que acarreta, o seu tratamento é multidisciplinar, ou seja, vários profissionais intervêm para disponibilizar várias opções terapêuticas. Nesse caso, compartilhamos tudo relacionado ao balão gástrico.

O que é o balão gástrico?

O balão gástrico também é chamado de “balão intragástrico”. Consiste em colocar um balão de silicone no estômago. Está cheio de soro e o que faz é ocupar parte do estômago , de modo que produz uma sensação contínua de saciedade.

Ao reduzir o volume do estômago livre, a quantidade de comida ingerida é menor. O procedimento de colocação é simples e não requer internação. Especificamente, o dispositivo é introduzido por meio de uma sonda inserida pela boca.

Uma vez colocado, o balão é preenchido com o soro até atingir o tamanho desejado. A recuperação é muito rápida e é uma técnica que não requer incisões ou cicatrizes . Além disso, logo após a colocação do balão intragástrico, você começa a perder peso significativamente.

O que é o balão gástrico?

Requisitos para carregar um balão gástrico

Embora possa parecer uma técnica milagrosa, o balão gástrico não é isento de riscos ou complicações. Na verdade, é preciso que quem vai colocar saiba que o mais importante é ter um estilo de vida saudável e uma alimentação adequada.

Só deve ser usado em pessoas que tentaram perder peso através de dieta e exercício e não obtiveram resultados . Caso contrário, a pessoa pode perder peso, mas recuperá-lo com o tempo.

O balão intragástrico costuma ser colocado em pessoas com IMC maior que 30 . Não deve haver história de qualquer cirurgia estomacal. Também é importante que o paciente esteja disposto a se submeter a um acompanhamento médico rigoroso a partir desse momento.

A verdade é que a perda de peso traz grandes benefícios à saúde. Muitas são as patologias associadas à obesidade , como refluxo gastroesofágico, apneia do sono ou diabetes tipo 2. Portanto, deve-se sempre haver um conhecimento prévio do paciente.

Que riscos esta técnica apresenta?

Embora, como já apontamos, seja uma técnica simples, em alguns casos pode haver complicações. Na verdade, é normal que o balão intragástrico produza desconfortos como náusea ou dor nos primeiros dias.

Em algumas ocasiões, o balão intragástrico pode esvaziar. Este é um risco duplo, pois pode percorrer o caminho do sistema digestivo e causar uma obstrução intestinal. Existe também um risco aumentado de úlceras ou perfuração do estômago.

Que riscos esta técnica apresenta?

O que é o balão gástrico? O que lembrar do balão gástrico?

O balão gástrico é uma técnica utilizada por sua eficácia contra a obesidade. No entanto, é exclusivo para aqueles pacientes que não respondem bem a outros tratamentos contra essa condição. Portanto, não é recomendado para todos que estão acima do peso e não deve ser um método de perda de peso de primeira escolha.

A obesidade é um problema de saúde que acarreta muitos riscos. Embora haja este e outros tratamentos, você deve sempre mudar sua dieta e evitar o sedentarismo para superá-lo. É necessário buscar suporte médico e profissionais de nutrição.



Veja também

Canjica deliciosa cremosa.

Canjica deliciosa cremosa

Canjica deliciosa cremosa. A canjica é um prato muito delicioso e não pode faltar em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *