Não misture vinagre com alvejante.

Não misture vinagre com alvejante.



Não misture vinagre com alvejante. Muitas pessoas pensam que misturar vinagre com alvejante é uma forma de aumentar o efeito de limpeza desses produtos. No entanto, isso é seguro?

Há uma grande variedade de produtos domésticos que, por segurança, não devem ser misturados. Embora se acredite que sua combinação “aumenta” seus efeitos de limpeza, ela pode ser realmente perigosa. Por que você não deve misturar vinagre com alvejante?

De acordo com Kate Biberdorf, professora de química da Universidade do Texas em Austin, este é um dos casais domésticos mais perigosos. Sua mistura libera um gás tóxico prejudicial à saúde.



Veja também: Neutralizador para cheiro de urinahttps://dicasdomundofeminino.com.br/neutralizador-para-cheiro-de-urina/

Por que as pessoas misturam vinagre com água sanitária?

Existem algumas razões pelas quais as pessoas optam por misturar vinagre com água sanitária, embora ele libere um gás tóxico . Primeiro, o vinagre diminui o pH da água sanitária, o que aumenta sua ação desinfetante.

Por outro lado, a maioria das pessoas que fazem esse tipo de mistura desconhece a reação que ocorre e, claro, os efeitos que ela pode causar na saúde.

Assim, baseados apenas no conselho de fazer melhores produtos de limpeza e desinfetante, eles decidem misturar e usar o produto sem cautela.

Que reação ocorre ao misturar vinagre com alvejante?

Para entender o que acontece com essa mistura, alguns conceitos devem primeiro ser esclarecidos. Como aponta o Dr. Biberdorf , moléculas como as encontradas no vinagre e na água sanitária são compostas de átomos.

Por sua vez, no centro de cada átomo existe um núcleo e, no interior, existem dois tipos de partículas: nêutrons e prótons. Um terceiro tipo de partícula, elétrons, orbita o núcleo.

Escala de ph

Outro aspecto que é fundamental entender é a diferença entre um ácido e uma base. As substâncias são medidas em uma escala de pH :

  • Ácidos: aqueles cujo pH é inferior a 7.
  • Neutro: aqueles cujo pH é igual a 7.
  • Bases:  aquelas com pH superior a 7.

Quando ocorre a mistura de uma base com um ácido, ocorre uma reação química em que a base tira o próton do ácido e, com isso, um novo composto químico é formado.

Então, o que acontece quando você mistura vinagre com água sanitária?

Como explica Biberdorf, um dos principais componentes do alvejante é o hipoclorito de sódio, que é considerado uma base. Por sua vez, o vinagre é um ácido (ácido acético).

Portanto, quando uma pessoa decide misturar vinagre com alvejante, o hipoclorito de sódio tira um próton do vinagre e essa reação gera um ácido hipocloroso . No entanto, não termina aqui.

O ácido hipocloroso reage com o resto do vinagre e forma um gás conhecido como gás cloro, que pode ser particularmente prejudicial à saúde.

Efeitos negativos do gás cloro

O gás cloro em seu estado puro pode ser visto como uma cor amarelo-esverdeada; entretanto, o gás causado por uma mistura de produtos químicos é disperso no ar e geralmente é invisível.

Apesar disso, pode ser percebido pelo cheiro forte e pelos efeitos negativos que causa no corpo. Primeiro, ela afeta as membranas mucosas, incluindo os olhos, a garganta e os pulmões.

Como consequência, podem ocorrer sintomas como olhos lacrimejantes, congestão torácica, dificuldades respiratórias e sensação de queimação, entre outros. Além disso, em caso de contato com a pele, pode detonar em bolhas e irritação.

O que fazer para evitar esses riscos?

Claro que, para evitar os riscos mencionados , a mistura de vinagre e água sanitária deve ser evitada a todo custo. Em vez disso, é melhor usar alvejante fresco quando as tarefas de limpeza são desejadas.

Usar água sanitária e vinagre separadamente pode ajudar a desinfetar dezenas de superfícies. Por segurança, é melhor usá-los individualmente e somente quando necessário.

Da mesma forma, você pode tentar outras alternativas de limpeza naturais que sejam seguras de usar: suco de limão, bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio e sal são algumas opções.

Você sabia dos riscos de misturar vinagre com água sanitária? Agora que você sabe que sua combinação pode ser muito prejudicial, evite-a completamente e compartilhe essas informações com os seus.



Veja também

Como usar vinagre na limpeza doméstica.

Como usar vinagre na limpeza doméstica.

Como usar vinagre na limpeza doméstica. Você já usa vinagre branco para limpar sua casa? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *