Maca peruana é afrodisíaca veja os benefícios: Veja este e mais 10 benefícios da raíz… Você conhece a maca peruana? O alimento é um tubérculo bastante semelhante ao rabanete e nativo da região dos Andes. A maca peruana se popularizou no mundo inteiro devido ao seu poder de aumentar a libido e a fertilidade. Por isso, também recebeu o apelido de “viagra dos incas”. Estima-se que seja cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas. Ela é fonte de vitaminas e minerais importantes, além de carboidratos e proteínas. A ciência já comprovou em diversas pesquisas o que o alimento pode proporcionar para os seres humanos e há ainda vários estudos em andamento que visam esclarecer os seus benefícios. Confira, a seguir, suas propriedades:
- Controle de diabetes.
A maca peruana diminui a absorção de glicose no organismo devido a grande quantidade de fibras em sua composição.
- Ajuda a emagrecer
Quem deseja perder peso pode encontrar na maca peruana uma aliada.
- Aumenta a fertilidade masculina
O estudo realizado pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru) também comprovou que a maca peruana influencia na fertilidade masculina.
- Reduz a disfunção erétil
O alimento também traz benefícios para pessoas com disfunção erétil (DE).
- Diminui sintomas da menopausa
Mulheres que estão entrando na menopausa, período em que a menstruação cessará permanentemente e com muitas alterações hormonais, podem sofrer com sintomas desagradáveis “A maca peruana pode aliviar esses sintomas.
- Afasta o câncer
A maca peruana ajuda a combater os radicais livres, que podem danificar as células do corpo e causar câncer.
- Melhora o humor
O consumo da maca reduz a ansiedade e sintomas de depressão, particularmente em mulheres na menopausa.
- Protege o coração
O tubérculo pode ser considerado um amigo do coração. Seu consumo regular controla o colesterol ruim (LDL) e aumenta as taxas do bom colesterol, além de diminuir a hipertensão.
- Aumenta o desempenho esportivo
O consumo do tubérculo dá mais energia e aumenta o desempenho de atletas e pessoas que querem praticar atividade física.
- Turbina a imunidade
A maca peruana fortalece e dá energia.
Como consumir a maca peruana?
A maca costuma ser consumida em cápsulas ou em pó. Recomenda-se ingerir de 400 a 1000 mg por dia. Há diversas possibilidades de consumo. É comum ser usada com bebidas frias e quentes, bolos, biscoitos, tortas, pão, sopas e ensopados. Veja algumas dicas para incluir o alimento na sua rotina: Café: logo pela manhã, incluia o alimento na principal refeição do dia. Experimente polvilhar no café; Smoothie: a maca peruana pode ser consumida com um smoothie matinal e outros ingredientes de sua preferência, como banana, leite de amêndoa ou couve;
Cereais: acrescentar o pó de maca peruana nos cereais matinais é uma forma de introduzir o alimento nas refeições; Farinhas: é possível adicionar a maca peruana em farinhas para preparos de bolos e panquecas e pães; Frutas: o pó de maca peruana pode ser complemento de saladas de frutas; Cremes: basta adicionar o pó do alimento em cremes de abacate, patês e pastas de amendoim e desfrutar dos benefícios. Quem deve tomar cuidado Ainda não há comprovações científicas de que o consumo da maca peruana possui efeitos colaterais. Porém, os especialistas não recomendam que mulheres grávidas e lactantes consumam o alimento, pois não há dados que comprovem a sua segurança para essas pessoas.
Veja também: Tudo sobre a dieta mediterrânea verde
Assista ao vídeo e inscreva-se no nosso canal do Youtube!