Livre-se da gordura na barriga

Livre-se da gordura na barriga



Livre-se da gordura na barriga. Veja porque você não consegue se livrar da sua barriga. Mostrar uma barriga lisa está na sua mão, mas às vezes cometemos erros que nos afastam do nosso objetivo

Embora muitos não saibam, a gordura que se acumula ao redor do abdômen – sim, onde fica o intestino – desempenha um papel importante: protegendo o estômago, o intestino e os demais órgãos da região. Mas se o acúmulo for excessivo, pode levar a problemas de saúde significativos. A obesidade abdominal é o tipo de excesso de peso mais perigoso. A gordura visceral gera hormônios adiposos e adipocinas, marcadores químicos que viajam pela corrente sanguínea e órgãos causando inflamação, que é o que leva aos problemas cardiovasculares e diabetes. De acordo com uma pesquisa liderada pelo Dr. Selcuk Adabag e publicada recentemente na revista Heart , pessoas com obesidade abdominal têm maior probabilidade de sofrer parada cardíaca ou morte súbita. Para eliminar a chamada barriga de cerveja (mesmo que não tenha nenhuma relação direta com o consumo dessa bebida , devemos cuidar da nossa alimentação, e seguir um plano de exercícios para esse fim . Mas, acima de tudo, devemos evitar fazer esses 10 erros muito comuns que, como explica Camille Noe Pagán em Saúde , nos impedem de eliminar nossa barriga.

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1. Você está seguindo uma dieta com baixo teor de gordura

A esta altura, todos devemos ter claro que as gorduras não são tão ruins quanto pensávamos e é um erro substituí-las por carboidratos. Para acabar com o excesso de peso abdominal, é importante ter uma dieta rica em ácidos graxos monoinsaturados , como os encontrados em nozes, azeite ou abacate.

A vantagem das gorduras saudáveis ​​é que têm um enorme poder saciante, o que nos ajuda a ter uma alimentação saudável sem passar fome . E isso é decisivo para uma alimentação saudável.

2. Você se sente triste

De acordo com um estudo recente do Rush University Medical Center, as mulheres com sintomas de depressão têm muito mais probabilidade de sofrer de obesidade abdominal. Isso se deve principalmente à relação entre depressão e menos atividade física e hábitos alimentares pouco saudáveis. A boa notícia é que é uma relação de mão dupla. Podemos aliviar os sintomas da depressão comendo melhor e, acima de tudo, fazendo exercícios, que podem ser ainda mais eficazes do que os antidepressivos .

3. Você abusa de alimentos processados

Os carboidratos refinados e os açúcares adicionados, presentes em muito mais produtos do que pensamos, fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem, acelerando a produção de insulina. Isso não só pode levar ao diabetes , mas também faz com que o fígado acumule gordura no abdômen. Na medida do possível, é aconselhável priorizar o consumo de produtos frescos. Se você tem dificuldade, tente comer vegetais em todas as refeições, o que o ajudará a ficar mais saciado e a não se entregar a junk food.

4. Você se esquece do magnésio

Este mineral regula mais de 300 funções do nosso corpo e, segundo Noe Pagán, seu consumo é importante para manter os níveis de açúcar e insulina sob controle . O magnésio está presente nas nozes, cereais e leguminosas, por isso não podemos descurar o seu consumo.

5. Você está viciado em refrigerantes diet

Um estudo recente, publicado na revista Obesity, mostrou que as pessoas que bebem regularmente refrigerantes diet têm uma porcentagem maior de gordura na barriga. Por que isso está acontecendo? As pessoas que os consomem tendem a subestimar as calorias que estão “economizando” e acabam sendo indulgentes com o que comem. Em última análise, o tipo de refrigerante escolhido não fará com que o hambúrguer XXL com que o acompanha menos engorda.

6. Você ama carne

É importante lembrar que nem todas as gorduras são iguais. Em um experimento, um grupo de cientistas suecos colocou 750 calorias extras na dieta dos participantes. Metade dos voluntários os consumiu por meio de ácidos graxos poliinsaturados e a outra metade por meio de ácidos graxos saturados. Após sete semanas, o segundo grupo havia acumulado o dobro da gordura visceral. É importante que a nossa dieta contenha gorduras, mas é necessário evitar que fiquem saturadas, para o que é importante cortar o consumo de carnes vermelhas e enchidos e dar prioridade aos peixes e carnes magras (como frango ou coelho).

7. Você bebe demais

Embora o álcool não deva causar excesso de gordura abdominal, seu consumo excessivo o faz, tanto em homens quanto em mulheres. Beber sem moderação diminui nossa capacidade de obter energia: diminui os níveis de glicose no sangue, interfere na absorção de vitaminas e minerais e impede o consumo metabólico de gorduras. A maioria dos estudos epidemiológicos considera consumo moderado a ingestão de 20 a 40 gramas de álcool, ou seja, de 2 a 5 bengalas e 2 a 3 copos de vinho por dia.

8. Você é mulher, tem mais de 50 anos e não pratica exercícios

As alterações hormonais relacionadas com a menopausa, que surge por volta dos 50 anos, fazem com que mais gordura se acumule na barriga e dificultam a eliminação. Apenas o exercício físico pode ajudar a eliminá-lo. E a ioga pode ser a melhor opção. Um estudo de 2012 com mulheres na pós-menopausa mostrou que fazer uma hora de ioga três vezes por semana permite que você perca 2,5 centímetros do tamanho do abdome em apenas 16 semanas.

9. Você não come alimentos de cores vivas suficientes

Pode parecer uma extravagância, mas não é. Apenas frutas e vegetais têm cores vivas, e isso porque eles são embalados com vitamina C, que ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio do estresse. Um estudo recente publicado no The Journal of Nutrition mostrou que as pessoas que comem mais alimentos vermelhos, laranja e amarelos têm barrigas menos rechonchudas.

10. Você não está fazendo o exercício certo

Nem todos os exercícios físicos são igualmente eficazes para perder peso. Estudos recentes mostraram que para reduzir a gordura abdominal é melhor combinar exercícios relaxados com minutos curtos de exercícios intensos e ativos do que gastar mais tempo fazendo exercícios leves. É o que se conhece como treinamento intervalado de alta intensidade , e já existem evidências científicas suficientes para afirmar que é, por enquanto, a melhor estratégia que temos para perder barriga.



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