Existem muitas razões conhecidas pelas quais você pode sofrer de mau hálito , como tabagismo, alcoolismo e consumir alimentos como café, alho ou cebola.
No entanto, existem outras causas que não são detectadas sem a ajuda de um especialista , como placa bacteriana nos dentes, gengivite ou periodontite, que apenas um dentista qualificado pode diagnosticar.
Outro especialista que pode ajudar com problemas de mau hálito é um gastroenterologista, se você acha que há um problema de estômago, como refluxo.
Causas do mau hálito
A gastroenterologista Aline Carboni Casado revelou alguns motivos não tão conhecidos para o mau hálito em sua conta no Instagram, já que em muitos casos a origem não está na boca.
Acúmulo de alimentos na amígdala
Conhecidos como cassis caseum ou tonsila cassis, são massas de cor amarelada ou esbranquiçada, formadas por resíduos de alimentos e que se acumulam nas amígdalas. Eles têm um odor forte e desagradável.
Se for detectado pelo seu dentista, ele provavelmente recomendará gargarejo com enxaguatório bucal ou água com bicarbonato de sódio para matar as bactérias.
Boca seca
De acordo com Alfred D. Wyatt , MD , existe uma condição chamada xerostomia que ocorre quando a boca fica seca, causando mau hálito.
Isso ocorre porque a saliva é necessária para umedecer a boca, neutralizar os ácidos que a placa produz e lavar as células mortas que se acumulam nas gengivas, língua e bochechas.
Se a saliva não os transportar, eles se decompõem na boca e causam mau cheiro, portanto, cuidados especiais devem ser tomados para manter a área úmida.
Saburra lingual
Se a boca permanecer seca por muito tempo, essa condição se desenvolverá. Dr. Carboni explica que aparecerá uma secreção esbranquiçada na superfície da língua, que é composta por restos de comida, células mortas e bactérias.
Manter a boca úmida e hidratada e fazer uma limpeza adequada da língua durante a escovação pode erradicar o problema.
Sinusite
As bactérias podem se alimentar das secreções que saem dos seios da face da face, o que pode causar mau hálito quando as vias nasais ficam bloqueadas e a pessoa respira mais pela boca, o que pode causar boca seca e, com ela, saburra da língua.
H. pylori
Essa bactéria pode causar úlceras estomacais, mas também produz produtos químicos à base de enxofre voláteis que causam mau hálito, conforme demonstrado em um estudo publicado na revista Science Daily .
Os especialistas recomendam que para descobrir a origem dos seus problemas respiratórios, consulte o seu médico ou dentista, que o orientará sobre os métodos ideais para o cuidado da boca.
Embora, em muitos casos, alguns remédios caseiros possam ajudar no tratamento do mau hálito, como não fazer jejum prolongado ou manter uma higiene bucal adequada que inclui o uso de enxaguatórios bucais.
Como eliminar o mau hálito: dicas simples e eficazes
- Villa e Harvey Simon, professor de microbiologia de Harvard , têm algumas dicas simples para combater o mau hálito .
- Mantenha uma higiene oral adequada. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, após as refeições, com creme dental com flúor. Também passe o pincel sobre a língua. Fio dental e colutório antibacteriano (sem álcool) diariamente, de preferência à noite.
- Evite fumar tabaco. Tanto fumar quanto mascar produtos de tabaco podem causar mau hálito.
- Hidrate sua boca. Se você tiver uma boca seca, certifique-se de manter o fluxo de saliva alto. Beba bastante água e masque chicletes sem açúcar (de acordo com a Healthline , isso também pode eliminar o refluxo). Você pode comprar um gel hidratante para a boca. Se o problema persistir, você deve falar com seu médico.
- Evite certos medicamentos. Os anti-histamínicos e outros medicamentos anticolinérgicos causam boca seca . Uma vez que vários desses medicamentos tratam doenças graves, geralmente não há outra opção. Neste caso, você pode usar gel hidratante oral.
- Visite seu dentista regularmente. Exclua a possibilidade de um problema mais sério indo a um especialista.