
Não jogue mais fora casquinhas de laranja e limão, faça Casquinhas de laranja cristalizadas e você também pode fazer com limão. Sempre tive vontade de fazer essas casquinhas de laranja cristalizadas mas achava que não conseguiria mas agora achei esta receitinha super simples e deu super certo! Amei, faça você também!
Duas recomendações importantes: planeje direitinho para conseguir esperar o tempo necessário; e faça em grande quantidade, para valer a espera (o rendimento não é grande coisa).
Receita da Lena Gasparetto
Ingredientes
- 3 laranjas-baía
- 2 xícaras de açúcar
- 4 a 5 xícaras de água
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- açúcar de confeiteiro suficiente para envolver as casquinhas
Modo de Preparo
- Higienize as laranjas. Corte o topo e a base da laranja e descasque-a no sentido do comprimento. Apare as rebarbas e corte as cascas de comprido, em tirinhas de 5 mm de largura.
- Coloque as casquinhas em um pote com tampa. Cubra-as com água, tampe e leve à geladeira por 2 a 3 dias, trocando a água 3 vezes ao dia.
- Passado esse período, escorra as casquinhas, coloque-as em uma panela com água fervente e deixe-as em fogo baixo por aproximadamente por 30 minutos. Escorra sobre uma peneira de metal grande.
- Na mesma panela, coloque o açúcar, a água e o limão e leve ao fogo. Mexa com uma colher de pau ou espátula de silicone até o açúcar dissolver. Quando começar a ferver, coloque as casquinhas e deixe ferver em fogo brando por aproximadamente 1 hora ou até que a calda engrosse levemente e as cascas estejam macias.
- Desligue o fogo. Acomode a peneira sobre uma tigela refratária e escorra as casquinhas. Deixe por um tempinho para drenar o excesso de líquido. Se quiser, espere esse líquido esfriar e guarde-o em um vidro na geladeira. Ele fica bom como caldinha para bolo, sorvete, panqueca, etc.
- Espalhe as casquinhas em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga ou tapete de silicone. Deixe secando por cerca de 24 horas (verifique de tempos em tempos como está ficando).
- Depois que as casquinhas tiverem secado, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre elas e, com as mãos, envolva-as até cobri-las completamente. Deixe-as secando novamente até que não haja mais umidade aparente e elas estejam bem soltinhas.
- Quando estiverem sequinhas, retire o excesso de açúcar e guarde-as num vidro hermético, na geladeira. Duram cerca de 30 dias assim.
Observações Finais
* Você pode – e deve – dobrar a receita. Só deixei com essa quantidade porque foi a que a Lena ensinou.
* A Lena recomenda que você rale levemente algumas partes da casca da laranja, para que, ao cristalizar, as tirinhas não fiquem muito duras. Vale a pena.