INGREDIENTES:
Bolo
- – 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga;
- – 3 ovos;
- – 3 xícaras de açucar;
- – 3 xícaras de farinha de trigo;
- – 1 e 1/2 xícaras de suco de laranja;
- – 3 colheres de chá de fermento em pó.
Calda
- – 1 xícara de suco de laranja;
- – 1 xícara de açúcar;
Vamos começar misturando os ovos, a manteiga e o açúcar. Sempre fiz bolo “na mão”, com colher de pau mesmo. Mas confesso que, depois de ter ganho uma batedeira da minha madrinha (obrigada, dinda!), deixei o método tradicional para trás…
Quando a nossa massa estiver bem misturadinha e esbranquiçada, vamos acrescentar a farinha. Se estiver usando a bateira, é importante colocar este ingrediente aos pouquinhos, senão a sua cozinha ficará com uma nuvem de farinha! Em seguida, vamos inserir o suco de laranja e o fermento, mexendo bem. Quando a massa criar umas bolhinhas, como as da foto, é hora de levar ao forno médio, pré-aquecido. Não deixe de untar a fôrma com manteiga e farinha para o nosso bolo não grudar. Vamos deixar nosso bolo no forno, por uns 45 minutos. Durante este período, evite abri-lo, para não correr o risco de solar. Para saber se está pronto, depois de passado o tempo, fure a massa com um palito ou garfo: se sair limpinho e a massa não grudar, pode desligar o forno.
Para a calda, misturre o açúcar e o suco de laranja num potinho. Se quiser dar um toque especial, coloque duas colheres de sobremesa de Cointreau (opcional). Para aquela calda mais doce e branquinha, basta acrescentar mais açúcar à sua mistura. Uma dica: é importante que você despeje a calda com o bolo ainda quente. Agora, é só preparar o cafezinho e servir!
Bom Apetite!