Benefícios de tomar uma infusão de salsa

Benefícios de tomar uma infusão de salsa



Benefícios de tomar uma infusão de salsa. Tomar uma infusão de salsa pode prevenir o aparecimento de cálculos renais e estimular o fluxo menstrual. Mostramos quais outros benefícios você pode obter com esta bebida.

Apesar de sua origem mediterrânea, a salsa é conhecida por ser uma planta muito versátil com a qual se pode preparar uma infusão saudável, cujos benefícios transcendem da culinária ao medicinal. Isso se deve ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes eficazes no tratamento de diversas enfermidades.

Rica em vitaminas K, A, E e C, além de fonte de ferro, potássio e cálcio, essa planta herbácea pode melhorar os níveis de açúcar no sangue , manter a pressão arterial e promover a saúde ocular e óssea. Vamos ver quais evidências existem a esse respeito.



Benefícios de tomar uma infusão de salsa

Propriedades diuréticas e carminativas da infusão de salsa

Se procura uma forma natural de estimular os rins, a salsa é uma boa opção. Esta erva é prescrita pela medicina tradicional para aumentar os níveis de urina produzidos por uma pessoa .

A salsa possui propriedades químicas que, quando assimiladas, causam leve contração da bexiga , útero e intestino, por isso é utilizada como adjuvante para tratar infecções na urina e promover a digestão. Devido às suas propriedades carminativas, reduz a produção de gases no extrato digestivo, o que diminui as cólicas e cólicas.

Veja também: Chá de gengibre emagrece?

Prevenção de pedra nos rins

Segundo estudos em animais , a salsa intervém no pH da urina, elevando seus níveis de acidez, o que diminui o risco de aparecimento de cálculos renais. Além disso, suas propriedades diuréticas promovem a limpeza da bexiga por meio da micção, favorecendo a expulsão natural dos cristais antes da formação de cálculos renais .

Acalma as dores menstruais

Segundo estudos , a presença de apiol e miristicina encontrada na salsa favorece a produção de estrogênio e as contrações uterinas , além de equilibrar o nível hormonal. Essas características o tornam um remédio natural prescrito na medicina tradicional para aliviar os sintomas de dor dos ciclos.

Rico em antioxidantes

Outros compostos, salsa contém antioxidantes conhecidos como flavonóides e carotenóides vitamina C . Isso ajuda a reduzir o dano celular causado pelo estresse oxidativo no corpo.

A presença de flavonóides na dieta ajuda a reduzir a ameaça de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças coronárias. Da mesma forma, o beta-caroteno e a luteína estão associados a uma baixa probabilidade de sofrer mutações celulares malignas.

Nesse sentido, um ensaio em tubo de ensaio mostrou que a essência da salsa conseguiu estabilizar a degeneração do DNA e retardar a disseminação de células malignas. É claro que este é um efeito  in vitro e não pode ser imediatamente transferido para o corpo humano. Mais pesquisas são necessárias para apoiá-lo.

A infusão de salsa é uma fonte de vitamina C

A infusão de salsa, graças às suas concentrações de vitamina C e A, ajuda a fortalecer o sistema imunológico . Assim, a vitamina C também promove a geração de células brancas do sangue.

Segundo estudo publicado no Iranian Journal of Pharmaceutical Research , esse nutriente é necessário para a formação do colágeno, componente que confere estrutura e força às articulações, cabelos, ossos e pele, além de reduzir as linhas de expressão.

Como você prepara uma infusão de salsa?

Hoje existem diferentes apresentações de salsa no mercado ; Você pode encontrá-lo em cápsulas, tinturas, pó ou até mesmo em óleos essenciais. No entanto, é muito gratificante beber uma infusão quente desta fragrante erva pela manhã. Aprenda a prepará-lo no conforto da sua casa.

Benefícios de tomar uma infusão de salsa

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de salsa fresca ou seca.
  • 1 xícara de água.
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Preparação

  1. Em uma panela adicione a água e leve para ferver em fogo médio.
  2. Neste ponto, desligue o queimador e deixe a água descansar por cerca de 40 segundos.
  3. Após esse tempo adicione as duas colheres de sopa de salsa, tampe e deixe descansar por 3 minutos . Este procedimento o ajudará a não queimar as propriedades da planta.
  4. Com a ajuda de uma peneira, escorra a infusão em um copo e descarte as ervas.
  5. Se desejar, adicione um pouco de mel.

Contra-indicações e efeitos colaterais da infusão de salsa

Sem prejuízo dos expostos, recomenda-se evitar o consumo de salsa nos seguintes casos:

Se você estiver grávida: lembre-se de que esta erva pode causar contrações uterinas, o que aumenta o risco de aborto espontâneo.

Hemofilia: devido à sua alta concentração de vitamina K, pode afetar ainda mais a coagulação do sangue. Da mesma forma, se você tomar medicamentos anticoagulantes.

Se você toma diuréticos: a ingestão desta infusão de salsa pode causar micção excessiva quando combinada com o efeito de drogas estimuladoras da urina.

O que lembrar sobre a infusão de salsa?

A infusão de salsa pode ser feita com suas folhas e talos, o que é barato e prático . Por ser uma fonte de vitamina A, ajuda a cuidar da saúde dos seus olhos. Da mesma forma, o princípio ativo bloqueia os radicais livres. Pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e minimizar os cálculos renais.

É um bom aliado para refrescar o hálito, por outro lado, portanto, sem dúvida, esta infusão pode ser um ótimo complemento para sua dieta diária.



Veja também

Berinjela recheada com carne moída

Berinjela recheada com carne moída

Berinjela recheada com carne moída e muçarela uma delícia, o modo de preparo é super …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *