A cúrcuma ajuda a tratar o fígado gorduroso?

A cúrcuma ajuda a tratar o fígado gorduroso?



A cúrcuma ajuda a tratar o fígado gorduroso? A cúrcuma foi estudada como um possível adjuvante contra o fígado gorduroso. O que a pesquisa diz? É útil? Neste espaço contamos tudo sobre isso.

A cúrcuma, também conhecida como “açafrão indiano” ou “tempero dourado”, é uma planta versátil conhecida por suas propriedades nutricionais; em particular, foi estudado por seus efeitos no tratamento de fígado gorduroso e outras doenças crônicas. 

Essa planta, normalmente cultivada na Ásia e na América Central, é muito usada como tempero, pois é um ingrediente essencial do caril moído. Também é utilizado como corante, pois, após o processamento, obtém uma cor amarela brilhante.



Veja também:

Benefícios de tomar uma infusão de salsa

Enquanto isso, na medicina tradicional indiana, é usado para aliviar doenças e distúrbios inflamatórios. Por isso, tem sido estudado como um possível adjuvante contra o fígado gorduroso. Quer saber mais sobre isso?

A cúrcuma ajuda a tratar o fígado gorduroso? O que é fígado gorduroso?

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano. É responsável por processar os nutrientes dos alimentos e filtrar as substâncias nocivas do sangue. Diferentes doenças como fígado gorduroso ou fígado gorduroso podem se desenvolver nesse órgão, uma condição que é causada pelo acúmulo excessivo de gordura nessa área.

Ter altos níveis de gordura no fígado pode causar inflamação , causando danos consideráveis ​​e cicatrizes. Nos casos mais graves, as cicatrizes produzem insuficiência hepática ou insuficiência hepática, um nível de deterioração no qual esse órgão perde a capacidade de cumprir sua função.

Além disso, essa condição pode afetar pessoas com alto consumo de álcool, chamada doença hepática gordurosa alcoólica ( AFLD , por sua sigla em inglês). E para pessoas que não bebem muito álcool, chamada de doença hepática gordurosa não-alcoólica ( NAFLD ).

*O fígado gorduroso é uma doença crônica que leva à inflamação desse órgão. Por sua vez, isso afeta o modo como funciona.

A cúrcuma ajuda a tratar o fígado gorduroso

Cúrcuma: um adjuvante contra fígado gorduroso. Os efeitos antioxidantes da cúrcuma foram associados a uma melhora na função hepática. Isso ocorre porque eles podem evitar que algumas toxinas causem danos a esse órgão. Aqui estão alguns outros benefícios atribuídos a este ingrediente natural.

1. Ajuda a proteger contra doenças hepáticas relacionadas ao estresse oxidativo

O estresse oxidativo é produzido por um desequilíbrio nas células, causado por um aumento dos radicais livres e uma diminuição dos antioxidantes. Essa deterioração celular é considerada um fator chave na lesão hepática , que também é induzida por agentes como álcool, drogas, infecções virais, entre outros.

Um estudo publicado na Nutrients determinou que a curcumina, ingrediente ativo dessa planta, possui diversas funções capazes de proteger e tratar o fígado. Em geral, funciona como um eliminador de radicais livres. No entanto, mais estudos ainda são necessários para considerar a eficácia da curcumina contra doenças hepáticas associadas à oxidação.

2. Pode melhorar a doença hepática gordurosa não alcoólica

De acordo com uma revisão de estudos publicados na Integrative Medicine Research , a suplementação de curcumina  pode ser eficaz no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) .

Da mesma forma, um estudo publicado na Phytotherapy Research descobriu que este composto pode reduzir o conteúdo de gordura hepática em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica, bem como índice de massa corporal, níveis de colesterol total, colesterol LDL, triglicerídeos, glicose, entre outros.

Este estudo também afirma que a curcumina é segura e bem tolerada pelo corpo. No entanto, mais pesquisas clínicas ainda são necessárias, então a cúrcuma e seus suplementos não são considerados um tratamento de primeira linha para a doença do fígado gorduroso.

*A cúrcuma é valorizada na medicina tradicional por seus efeitos positivos na saúde do fígado. No entanto, não há evidências suficientes para considerá-lo um tratamento de primeira linha.

A cúrcuma ajuda a tratar o fígado gordo

Embora existam estudos que relacionam a curcumina , o ingrediente ativo da cúrcuma, com a proteção do fígado, uma melhora em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica e uma redução significativa na gordura do fígado, esta planta em seus diferentes As apresentações não podem ser usadas como tratamento de primeira linha.



Veja também

Maca peruana é afrodisíaca

Maca peruana é afrodisíaca Veja os benefícios:

Maca peruana é afrodisíaca veja os benefícios: Veja este e mais 10 benefícios da raíz… …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *