A resposta definitiva é ciência. Uma das maiores dúvidas da humanidade por muitos anos é se homens e mulheres podem ser “apenas” amigos, sem que entre eles surjam sentimentos de atração ou amor romântico.
A questão até inspirou séries, filmes, livros e muito mais ao longo dos anos.

Agora a ciência parece ter encontrado a resposta definitiva.
Um grupo de especialistas da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, conduziu o Estudo Benefit or Burden? Atração em amizades de sexo cruzado, em que analisaram a amizade de 88 pares de amigos do sexo masculino e feminino.
O estudo consistia em fazer a cada pessoa uma série de perguntas (primeiro separadamente e depois na frente de seu amigo) a fim de determinar seu nível de atração pelo outro.
Em seguida, a atração que sentiam pelo amigo foi classificada em três categorias: “sem atração”, “atração moderada” e “atração extrema”.

Os resultados sugerem que homens e mulheres em amizades têm percepções muito diferentes de sua conexão.
Embora as mulheres acreditem que não haja atração por seus amigos homens, geralmente sentem uma atração maior por eles.

E o mais curioso sobre o mesmo estudo é que ambos os sexos acreditam que sua contraparte tem a mesma ideia sobre seu relacionamento.
Ou seja, enquanto as mulheres acreditam que nenhuma atração por seus amigos é mútua, seus amigos acreditam que sua atração por elas é recíproca.

De acordo com o estudo, tudo isso se baseia em como cada gênero percebe as ações do outro.
Por exemplo, quando os homens tinham uma atitude relacionada a seu interesse ou atração sexual, suas amigas interpretavam isso como um sinal de seu bom relacionamento e amizade.

Ao contrário, quando as mulheres têm atitudes gentis e amáveis (um produto de sua amizade), os homens passam a interpretar isso como um sinal de que também são sexualmente atraídas.
Em qualquer caso, é sempre melhor esclarecer as intenções de cada pessoa na relação com uma conversa honesta e madura.